domingo, 23 de novembro de 2014

Açucares



Agora  minha aula favorita... aposto que muitos já deduziram rsrs... isso msmo Açucares!!!


                Dentre as suas inúmeras aplicações na alimentação humana e na tecnologia de fabricação dos alimentos, o açúcar destaca-se como nutriente energético ou por conferir propriedades características como textura, corpo, palatabilidade, estabilidade, volume, entre outras ações específicas, podendo ainda ser utilizado na medicina, fármacos, na produção de fermentados, concreto, etc. 

As propriedades dos açúcares estão diretamente relacionadas com a estrutura química deles e, portanto, é com base nelas que é possível escolher qual açúcar ou carboidrato será utilizado para a fabricação de um determinado alimento.

Os carboidratos são os nutrientes mais largamente consumidos. Ou na forma de   açucarados naturais como o mel e as frutas, de açucarados propriamente ditos como o açúcar comercial nas várias formas, de alimentos elaborados a base de açúcar, como geléias, doces, caramelos, balas, glacês; de alimentos elaborados com adição de açúcar como bombons, sorvetes, leite condensado, biscoitos, bolos, pudins e refrigerantes. Na forma de amiláceos são consumidos o arroz, o milho, a mandioca, a batata e ainda os amiláceos propriamente ditos como a maizena e as farinhas. Os alimentos elaborados com amido são as massas em geral, o pão, o macarrão, os biscoitos, a cerveja e os enlatados em geral.

O ponto de fusão do açúcar é a temperatura na qual ele passa do estado sólido para o estado líquido No caso da sacarose, a 160ºC sofre a fusão e transforma-se em um líquido claro. Em torno de 170ºC, adquire coloração parda, resultante do processo de caramelização, que confere sabor e aroma.

À medida que se aumenta a temperatura, a calda adquire características organolépticas (coloração e consistência) que variam do ponto de fio ao ponto de caramelo.

As diferentes tonalidades que a calda de caramelo adquire, de acordo com a temperatura:

 Fonte: Chef Simon
A receita básica da calda de açúcar consiste em colocar numa panela uma parte de água para duas de açúcar.
Antes de começar a cozinhar, dissolver completamente o açúcar na água. Levar para ferver e não mexer até atingir o ponto desejado.
Os pontos mais comuns da calda de açúcar são definidos de acordo com suas características:



Dica culinária
Para preparar um molho de caramelo:

1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
1 caixinha de creme de leite

Após o preparo do caramelo, desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte uma caixinha de creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame e sirva com bolos, frutas ou sorvetes.

Bibliografia
Araújo, W. M. C.; Montebello, N. P.; Botelho, R. B. A.; Borgo, L. A. Alquimia dos Alimentos - 2a. edição. Editora Senac - 2011. Brasília - DF.
Charley, H. Food Science – 2nd edition. Jonh Wiley & Sons, 1982. USA.
Chef Simon. Disponível em http://chefsimon.lemonde.fr/caramel.html.
KÖVESI, B.; Siffert, C.; Crema, C.; Martinoli, G. 400 g – Técnicas de Cozinha. EditoracNacional, 2008. São Paulo.

Veja qual a diferença entre os açucares mais comumente utilizados na cozinha


Por que sentimos sede depois de comer doce?

Por: Site de Curiosidades


Quem nunca exagerou nos doces e depois teve que tomar uma garrafa de água para matar a sede? É comum a sensação de sede depois da ingestão de doces, como chocolates e balas, por exemplo. Isso acontece porque os doces aumentam o nível de glicose extracelular no organismo e geram hiperglicemia.

Quando comemos muitos doces, nosso pâncreas libera o hormônio glucagon. Esse hormônio é responsável por interagir com a glicose e levá-la do meio extracelular para o meio intracelular.
Durante esse processo, e depois de consumir muito açúcar, a água é necessária para ajudar na osmose, ou difusão simples da glicose para dentro das células. O responsável por esse processo é o hipotálamo.

Vale lembrar que o açúcar é importante para o organismo, pois garante energia para as funções vitais e atividades diárias do homem.

A necessidade do ser humano por doces é natural, mas é preciso consumir esse tipo de alimento com muita responsabilidade. Doces em excesso prejudicam a saúde e podem até levar ao desenvolvimento de diabetes.



Deixamos também uma receita deliciosa de pé de moleque testada em laboratório:

Pé de Moleque

Ingredientes:

1 lata de Leite condensado

200 g de Amendoim torrado sem pele

3 colheres de sopa de Chocolate em pó

2 colheres de chá de margarina



Modo de fazer:

  •  Levar ao fogo todos os ingredientes exceto o amendoim, até a mistura se desprender do fundo da panela.

  •  Colocar o amendoim.

  •  Retirar do fogo e bater um pouco até que a mistura fique morna.

  • Distribuir o conteúdo com colheradas (de sopa ou de servir) em um tabuleiro untado com manteiga e deixar esfriar para que o pé-de-moleque atinja o ponto de firmeza necessário.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário