domingo, 23 de novembro de 2014

Carnes



 Esse post é pra quem é carnívoro, rsrsrs... ou melhor pra quem não come sem carne nas refeições, assim como eu!
Entre os tipos de carne disponíveis para consumo no Brasil, as  mais comuns são: bovina, suína, pescados (peixes, moluscos, crustáceos, mamíferos aquáticos e outros animais), carne de gado caprino (cabras) e ovinos (ovelhas) e as aves, com destaque para a galinha, a codorna e o pato. Em todas as situações, os cuidados para o preparo de carnes devem ser observados.
 
As aves refere-se as aves domesticas ou de caça utilizadas na alimentação. Os tipos mais comuns de aves são frango, peru, pato, marreco, ganso, faisão galinha d’angola, codorna, perdiz, pombo e chester.
O frango é o mais comum das aves. Pode ser classificado em quatro tipos conforme o tamanho e a idade do animal: frango de leite ou galeto (ave de até três meses de idade e 600 g), frango comum (entre três e sete meses e pesa mais de 1 kg), Galo ou galinha (aves adultas com mais de sete meses de idade que pesam cerca de 1,5 kg), frango capão (Frango castrado para que possa engordar mais)
O corte de frango de coxa e sobrecoxa pode ser prepada grelhada, ensopada, frita ou cozida.


Você sabe como identificar o ponto certo da carne?
·         A mal passada tem a textura muito macia, fica na temperatura de 60°C e a cor do suco escorre em um tom avermelhado.
·         A carne ao ponto tem a textura firme, fica na temperatura de uns 68°C e a o seu suco possui um tom rosado.
·         Já a carne bem passada possui a textura bem firme, sua temperatura chega a 77°C e seu líquido é um tom de caramelo.
Por isso, para não servir uma carne no ponto errado, observe alguns truques que os mestres churrasqueiros utilizam para saber como a carne está:
Voce deve posionar a mão como no desenho abaixo e apalpar com a outra mão o musculo da palma da mão próximo ao polegar e sentir a consintencia desse musculo. A rigidez do mesmo será equivalente a de uma carne mal passada, selada, ao ponto, ao ponto ara bem e bem passada. 

Gostaram???

Agora ficou fácil fazer seu pedido!
Bom, seja qual for o seu ponto predileto, a carne é uma proteína indispensável em nossa dieta, pelo menos aos que adoram, como nós ;)


Carne vermelha, a vilã das artérias. Será?


Embora muitos associem carne vermelha a gordura, esta não é seu principal componente. Em geral, 75% de um bife é pura água, o restante são proteínas, minerais e vitaminas. As carnes vermelhas são as principais fontes da vitamina B12, cuja deficiência causa cansaço, indisposição, falta de memória e anemia. Vegetarianos e aqueles que  consomem carnes somente brancas tendem a apresentar insuficiência desta vitamina.

Com relação ao teor de gordura e colesterol, a carne bovina, dependendo do corte, pode ser tão saudável quanto à carne branca de frango sem pele, e ainda conter concentrações similares as de algumas espécies de peixe (salmão e truta), e inferiores para crustáceos e outros peixes. Deve-se levar em consideração que o tipo de preparo influencia no teor de gorduras, logo, dê preferência àqueles que não levam muito óleo — boas opções são os grelhados e assados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário