domingo, 23 de novembro de 2014

Peso e medidas caseiras


Olá pessoal, hoje muito mais que transmitir conceitos técnicos da correta aplicação de medidas caseiras para o sucesso de suas receitas, quero dar meus pitacos sobre o assunto, já que tenho muita experiência no assunto hehehe. ¨só  que não” ; na verdade depois  de ter algumas experiências com medidas solicitadas em receitas, adquiri alguns macetes para não errar na receita.
Quem gosta de cozinhar sabe que seguir direitinho as medidas de uma receita é muito importante, principalmente se estamos fazendo doces e bolos. E quem não tem em casa uma balança de precisão pode se complicar quando todos os ingredientes são dados em gramas.  Para isso vale a pena fazer uma tabelinha como a que deixarei de exemplo dos valores padronizados em aula.

Utensílio
Medida volumetrica
Copo Americano (Lagoinha)
136 mL
Copo Duplo (requeijão)
200 mL
Xícara de Café
53 mL
Xícara de chá
191 mL
Colher de Sopa
10,6 mL
Colher de Sobremesa
6 mL
Colher de Chá
4,7 mL
Colher de Café
2,8 mL


Ingrediente
Xicara de Chá
Colher de sopa
Colher de sobremesa
Colher de chá
Farinha de Trigo
110 g
8 g
4 g
3 g
Açúcar Refinado
197 g
14 g
7 g
5 g
Açúcar Cristal
205 g
15 g
7 g
4 g
Amido de Milho
103 g
7 g
3 g
2 g
Sal
230 g
5 g
7 g
5 g
Fonte: Laboratório de Dietetica UFMG, box 5. Padronização colhida em 22/07/2014.

Primeiro vamos ver algumas informações técnicas:
Dados da literatura mostram que valores de referencia para medidas caseiras são limitados, dado a grande variabilidade da capacidade volumétrica dos utensílios. Essa variabilidade decorre dos detalhes do desing dos utensílios de cada fabricante. Outros fatores também influenciam essa capacidade volumétrica, como os alimentos sólidos que podem estar nas mais diversas formas como pó, tabletes, pedaços, grãos, entre outros.

Observa-se que mesmo com os padrões de pesos e medidas, estas sofrem influência, dependendo do manipulador (quem está preparando a receita) e das técnicas empregadas. No caso de pesagem de ingredientes secos nota-se que, com o emprego do “nivelamento” há uma menor diferença na pesagem, sendo assim, o controle de medidas usando a técnica é mais eficiente em ingredientes secos. Em líquidos, o critério de escolha dos utensílios padronizados é de suma importância para a exatidão da medida. Deve-se observar que em alguns valores as medidas podem variar de acordo com o conceito individual de volume de cada manipulador.

Fonte: Domene, S. M. A. Técnica Dietética – Teoria e aplicações. Guanabara Koogan – 2011. Rio de Janeiro – RJ.

Como Medir Líquidos:
Ponha o recipiente graduado, ou a xícara em cima da mesa e encha com o líquido até a marca desejada. Se usar colher, encha até a borda sem derramar.
Como Medir Ingredientes Secos:
Encha a xícara ou o recipiente com a farinha, o açúcar, chocolate em pó, etc… e não comprima, nem sacuda. Apenas passe uma faca por cima para tirar o excesso.
O alimento em pó deve estar em temperatura ambiente, e deve ser peneirado.
Como Medir Gorduras Sólidas:
Para medir manteiga, margarina, gordura vegetal na xícara, encha toda a xícara comprimindo com a ajuda de uma colher, depois passe uma faca por cima para tirar o excesso.




É claro que no dia a dia qualquer conjuntinho de medidor de plástico achado em qualquer loja de 1,99 já serve, mas quem não gosta de um mimo? Confira abaixo algumas opções bem diferentes de colheres e xícaras medidoras.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário